A Escola foi fundada em 1933 com o nome de Grupo Escolar Daltro Filho, naquele tempo, Gramado era Distrito do Município de Taquara.

O Grupo Escolar funcionava em uma casa de madeira, localizada onde hoje é o endereço “Rua Primeiro de Maio, 365”. Possuía uma sala para secretaria, uma cozinha, três salas de aula, duas latrinas e um porão para depósito.

Em 07 de abril, de 1942, passou a ser denominada Grupo Escolar Caramuru. O nome Caramuru, que foi sugerido por um jovem da comunidade (Sr. Irineu Casagrande, in memorian), era apelido de Diogo Álvares Correia, navegador português que naufragou na Bahia e que viveu 47 anos entre os índios Tupinambás. Em 1957, a professora Marlene Bélgica Casagrande, moradora do bairro, assumiu a direção. Na época eram oferecidas de 1ª a 5ª séries e a escola era frequentada por 52 alunos.

Com o aumento do número de alunos houve a necessidade de ser construído um novo prédio, que foi feito de alvenaria, em um terreno permutado com Quirino Dallarosa, no endereço que hoje se denomina “Travessa do Colégio, 70”. Esse novo prédio foi inaugurado em 1968, com três salas de aula, secretaria, cozinha, refeitório e dois banheiros e é nesse endereço que a Escola funciona até hoje.

Durante os anos de 1972, 1973 e 1974 foram instaladas a 6ª e 7ª séries, gradativamente. Em 1975 formou-se a primeira turma de 8ª série.

Em 1977, a então Delegacia de Educação, autorizou o funcionamento da 6ª série noturna. Depois, em 1978, aprovou a 7ª e 8ª séries, também noturnas.

Em 1991 foi autorizado o funcionamento de classes de Jardim de Infância, níveis A e B, que foram oferecidos até o ano de 2007.

No ano de 2002 foi implantada a Modalidade EJA (Educação Jovens Adultos), Ensino Fundamental completo no turno da noite, organizada nas Totalidades T4, T5 e T6, que atualmente está desativado.

Em 2005 o C.E.E.D concedeu credenciamento e autorização de funcionamento para o Ensino Médio. Assim, em março de 2006 iniciaram as primeiras turmas de 1ª série do Ensino Médio da Escola, de modo que as demais séries foram sendo implantadas gradativamente. Em 2008 formaram-se as primeiras turmas de 3ª série desta etapa de ensino.

Atendendo a orientações da 4ª Coordenadoria Regional de Educação o Ensino Fundamental de 9 anos foi sendo encerrado ano a ano, assim, atualmente a Escola Atestado Médicooferta somente a modalidade Curso Ensino Médio. A Escola vem atualizando sua pedagogia através da formação continuada dos docentes, reelaboração de planos de estudos agora sob a orientação da Base Nacional Curricular Comum, estudo acerca de metodologias e abordagens de ensino, aquisição constante de novos materiais didático-pedagógicos observando, por consequência, uma diminuição da evasão e do fracasso escolar.

Os alunos, na sua maioria, têm se apresentado colaboradores e cooperativos, demonstrando maior motivação para o comprometimento com o seu processo de aprendizagem.

No que se refere à relação entre educadores e educandos, percebe-se maior a integração e construção de vínculos saudáveis. As abordagens são direcionadas de acordo com as características de cada turma, bem como apropriação de novas metodologias da busca de cada docente, de modo que são cada vez mais presentes aulas dinâmicas, com discussões de ideias, produções em grupos e pesquisa, visando à emancipação intelectual do educando.

de conhecimento acerca das novas metodologias de ensino e avaliação.

A escola Caramuru atende de modo presencial, alunos do Ensino Médio, ofertando os três anos desta modalidade, nos turnos manhã e noite. Atualmente, funciona com 2 merendeiras, 2 serviços gerais, 1 secretário, um monitor, 1 Oreintadora Educacional e 1 professora de Atendimento para alunos especiais. A escola conta com vinte e quatro professores e professoras e atende, no turno da manhã, 96 alunos do 1º ano, 74 alunos do 2º ano e 66 alunos do 3º ano do Ensino Médio. A escola ainda atende 48 alunos do 1º ano, 34 alunos do 2º ano e 36 alunos do 3º ano do Ensino Médio, no turno da noite, totalizando o total de 306 alunos.

HISTÓRIA E CARACTERIZAÇÃO